Quando falamos de alimentação saudável, planejamento e organização são elementos chave. Acredito e aplico essa máxima.
O planejamento depende muito da dinâmica de cada um e da dinâmica da casa (se faz café da manhã, se almoça fora, se a família é grande e etc.), mas algumas referências podem ajudar à todos.
#1 Pense nas refeições que serão produzidas/feitas em casa:
Faça uma tabelinha semanal com os dias da semana (segunda a sexta) e as refeições principais (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e descreva o que pretende consumir em cada uma delas.
#2 Revise o que tem em casa:
Avalie o que você tem casa (na despensa, na geladeira e no congelador) e dê um check no que não precisa ser adquirido. Se necessário, adapte a tabela feita anteriormente, ela é um guia, não uma regra fixa.
#3 Faça uma lista de compras:
Considere esse esqueleto*:
- Ingredientes para preparar alimentos [azeite de oliva, sal, ervas frescas e/ou secas (orégano, alecrim, salsinha...), especiarias (canela, cravo...), limão, vinagre, açúcar mascavo, molho de tomate de qualidade e etc.];
- Itens básicos [verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, laticínios (iogurte natural, queijo...), fontes de carboidrato (arroz, aveia, pão...), leguminosas (feijões, lentilhas...), oleaginosas (castanhas, nozes...), sementes (chia, gergelim...), café...];
- Fru frus (chocolate de qualidade, lanches congelados de uma boa marca e etc.).
*Essa é apenas uma referência, lide com ela conforme suas necessidades e estilo de vida (sem carne, sem lácteos e etc.).
#4 Armazenamento, pré-preparo, preparo e congelamento*:
1) Guarde os alimentos de forma organizada;
2) Higienize os vegetais que serão consumidos crus;
3) Caso não queira cozinhar durante a semana ou busque mais agilidade, deixe alimentos pré cozidos ou prontos e guarde em geladeira ou congele.
*Para orientações de como armazenar, pré-preparar e preparar receitas do dia a dia, consulte o site Panelinha.
Comments