top of page

Emagrecer para o verão com 10 dicas

Será que ainda dá tempo de emagrecer para o verão? 

A resposta é sim, ainda dá tempo. Faltam 9 semanas e isso é um bom intervalo de tempo para que tenhamos algum tipo de resultado no que se refere ao emagrecimento. Venha comigo para emagrecer para o verão com 10 dicas!


emagrecimento e dieta

A redução de gordura corporal ideal, a velocidade do processo e o tipo de dieta a ser realizado variam de acordo com cada indivíduo. Pessoas com maior acúmulo de gordura tendem a reduzir mais peso, em números absolutos. Aqueles que tem um peso saudável e já se alimentam bem, mas tem algum objetivo estético, precisam de mais "ajustes finos" na dieta, em comparação com pessoas com obesidade e hábitos alimentares ruins; este último grupo tende a responder bem com pequenas mudanças, especialmente no início.


Abaixo, 10 dicas para você que quer emagrecer colocar em prática:

1 - Durma cedo: se desejamos dormir melhor e acordar mais cedo, precisamos ir dormir mais cedo. Dormir próximo das 22h é um bom objetivo. O sono revitaliza nossas células e organiza nossos hormônios, fazendo com que tenhamos um controle de fome e saciedade mais adequado.

2 - Mantenha-se hidratado: um corpo desidratado busca por mais alimentos. É uma tentativa do corpo de obter equilíbrio, já que os alimentos são fonte de líquidos muitas vezes também. Beba a quantidade de água ideal diariamente! Calcule o seu peso corporal em quilos X 30 a 35ml (exemplo: 70kg X 30ml = 2,1l/dia).

3 - Inclua verduras e legumes baixos em amido no almoço e no jantar: alimentos como abobrinha, brócolis, espinafre, couve-flor, acelga e rúcula são ricos em fibras e nutrientes essenciais, além de serem baixos em calorias e carboidratos. Eles ajudam a prolongar a sensação de saciedade, fornecem vitaminas e minerais importantes e não causam picos de de açúcar no sangue. São grandes aliados!

4 - Coma frutas pouco calóricas: morango, mirtilos, melão, kiwi, pêssego e maracujá possuem baixo teor calórico, tornando-se ótimas opções para quem deseja controlar a ingestão calórica sem abrir mão do sabor doce e nutritivo das frutas. O benefícios são muito similares aos garantidos pelas verduras e legumes baixos em amido.

5 - Evite jejum prolongado no período da tarde: a refeição do jantar comumente é a mais desequilibrada e calórica do dia a dia dos pacientes que iniciam o tratamento nutricional comigo. O jejum longo entre almoço e jantar contribui para a fome voraz à noite e o maior desejo por alimentos muito densos em calorias.

6 - Não belisque: não importa o tipo de alimento, beliscar é sempre ruim. Nosso corpo precisa ficar em "estado não alimentado" para manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e um melhor controle de fome e saciedade. Além disso, o "comportamento beliscador" faz com que consumamos calorias extras com a impressão de que não fizemos nenhuma refeição.

8 - Prepare os alimentos com o mínimo de gordura: cozidos, grelhados e assados são alternativas superiores, em comparação à refogados gordurosos e frituras de imersão. Molhos à base de nata e creme de leite e massas muito amanteigadas (ex: folhado e massa podre) são outros exemplos de preparos gordurosos. Prefira molho de tomate e pães simples, por exemplo.

9 - Não considere as refeições do final de semana as últimas da sua vida: é natural mudar um pouco as refeições no final de semana, pois temos mais oportunidades de socialização com inclusão de comidas e bebidas. Aproveite, mas busque reduzir danos (exemplo: coma a carne mais gordurosa do churrasco, mas inclua verduras e legumes à refeição; coma um doce, mas opte por uma porção pequena ou divida...). Sem desespero! Seu corpo não te dá trégua por ser final de semana. Jogue o jogo com inteligência!

10 - Seja constante: quanto mais você se dedicar ao processo, maiores as chances de sucesso. Isso exige organização, flexibilidade e renúnicias. Se fosse algo fácil, não existiriam tantas pessoas em busca de soluções mágicas para emagrecimento. Não seja rígido, faça uma dieta saudável e hipocalórica (sob supervisão de uma nutricionista), tenha constância e seja gentil consigo.


A prática de exercícios físicos e um bom manejo do estresse e da ansiedade são também importantes no processo. É a prática de exercícios que garante um emagrecimento ainda mais saudável e estético e os cuidados com a saúde mental facilitam o seguimento de uma dieta. Nada mais comum do que "comer por causa dos nervos", né? Pois é, trate isso e tenha mais facilidade em outros aspectos da vida. :)

A busca por atendimento nutricional é o melhor caminho para adoção de uma dieta adequada em qualidade e quantidade. Sozinho é mais difícil e arriscado. Busque uma nutricionista.


Abaixo, um exemplo de cardápio qualitativo de 1 dia para emagrecimento:


Café da manhã:  ovos mexidos + porção de fruta + café preto sem açúcar.


Lanche da manhã: iogurte proteico + 1 porção de fruta.


Almoço: arroz + feijão + carne moída + legumes assados + mix de folhas + fio de azeite de oliva extravirgem.


Lanche da tarde: pão integral + creme de ricota light + queijo muçarela.


Jantar: arroz + peito de frango grelhado + salada variada com folhas verdes e repolho + fio de azeite de oliva extravirgem.



Espero ter ajudado! Aproveite para compartilhar este conteúdo com quem possa se interessar! :)


Com carinho,

Nutricionista Júlia Lorenzon


Comments


©2021 por Júlia Lorenzon. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page